O Ministério da Saúde irá ampliar e fortalecer a oferta de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com uma nova forma de financiamento, retomada de equipes multiprofissionais e aumento de repasses, visando aumentar o acesso aos cuidados primários. Para isso, o MS investe, em 2024, um valor 28% maior que no ano passado na área.
Esta ação é necessária para aumentar a qualidade de atendimento nas UBSs em todo o país, permitindo que mais equipes cheguem em locais que não recebem assistência e com parâmetros adequados de atendimento. O Ministério desenvolverá um papel de coordenação junto aos municípios, os quais serão responsáveis por executar a atenção primária.
Com os novos recursos, será possível ampliar o horário de atendimento e voltar a valorizar as visitas domiciliares. A meta agora é criar mais equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e equipes multiprofissionais e ter cobertura de 80% na Atenção Primária em 2026.
Para mais informações sobre o financiamento da Atenção primária acesse https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/financiamento-da-atencao-primaria-tem-aumento-de-28-em-2024#:~:.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre educação e pesquisa em saúde.
Fonte:
CFF; Ministério da Saúde