O documento está alinhado com os objetivos do Roteiro Global da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante a cerimônia alusiva ao Dia Mundial de Combate às Meningites, o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional para Derrotar as Meningites até 2030. Esse documento está firmado com o Roteiro Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de eliminar as epidemias no país e reduzir em 70% as mortes provocadas por elas até 2030.
O evento aconteceu em Brasília, foi promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), onde também foi apresentado o Informe Epidemiológico das Meningites no Brasil.
No documento, são propostas ações voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), focada em cinco pilares essenciais: prevenção e controle de epidemias; diagnóstico e tratamento; vigilância epidemiológica; apoio às pessoas afetadas; e comunicação. Com isso, o Brasil caminha para ser o primeiro país da região das Américas a estruturar um plano estratégico com esta finalidade.
A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, membrana que reveste o cérebro e medula espinhal, causada por diferentes agentes infecciosos.Entre as causas da meningites, as virais e bacterianas são as mais relevantes para a saúde pública devido à sua alta incidência e ao potencial de causar surtos. De 2010 a 2023, o Brasil registrou mais de 226 mil casos de meningite, de acordo com o Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil