O encontro discutiu questões que contribuirão para o alinhamento das entregas contratadas
Na última semana, o Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde (DGITS/SECTICS/MS) realizou um Workshop por dois dias reunindo representantes dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS). O NATS integra a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde- Rebrats, que têm uma grande importância nas análises técnicas em apoio à Conitec, nas recomendações sobre incorporação, monitoramento, protocolos e uso de tecnologias no Sistema Único de Saúde. Atualmente, a Rebrats é composta por mil profissionais cadastrados e 120 NATS.
Na atividade, os presentes refletiram sobre o fluxo de trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o recebimento de demandas de avaliação de tecnologias até a elaboração de relatórios técnicos, protocolos e diretrizes analisadas pela Comissão.
Luciene Bonan, diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (CITEC/DGITS/SECTICS/MS), ressaltou a importância histórica da Rebrats na avaliação de tecnologias em saúde (ATS) e como a ATS pode ser implementada de uma forma generalizada no Brasil.
O encontro foi uma oportunidade para debater pontos importantes como a elaboração de análise econômica, a padronização, os prazos de entrega, os conflitos de interesses e apontou encaminhamentos práticos que serão úteis no DGITS.