O Brasil apresentou uma proposta para estabelecer a criação de uma Aliança para a Produção Regional e Inovação com a missão de fortalecer a produção de medicamentos, de maneira descentralizada geograficamente, para que nenhuma nação fique dependente de poucos agentes desse setor. A proposta ocorreu durante a reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do G20, associação que reúne os 19 países com as maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana.
A proposta foi bem recebida por mais de 50 organizações e países e será o primeiro programa de produção e inovação local coordenado por um país do sul global. Entre os debates, houve uma convergência em relação à importância de desenvolver a saúde digital, como a telessaúde nos países, e de utilizar isso como instrumento de política pública em saúde para garantir o acesso a populações mais remotas. Ações para produção local e força de trabalho também estiveram na pauta.
Acesse aqui mais informações sobre as reuniões do grupo https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/ 202404/brasil-propoe-alianca-global-no-g20-para-garantir-mais-vacinas-e-medicamentos
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso, educação e prevenção em saúde.
Referência
Agência Gov
Ministério da Saúde