Incorporação de nova apresentação de medicamento para asma no SUS visa garantir manutenção do acesso aos pacientes

O Ministério da Saúde incluiu no Sistema Único de Saúde (SUS) uma nova apresentação de medicamento injetável para tratamento de asma alérgica grave não controlada. Trata-se do omalizumabe em solução injetável em seringa preenchida.  O omalizumabe é uma imunoterapia inespecífica anti-IgE indicado para adultos e crianças com idade superior a 6 anos, com asma alérgica persistente, moderada a grave, cujos sintomas são inadequadamente controlados com costicosteroides inalatórios.
A inclusão da nova apresentação foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que viu a necessidade de atualizar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a doença.

Segundo relatório da comissão, a decisão foi tomada após previsão de que o omalizumabe em pó para solução injetável usado atualmente não estará mais disponível a partir de dezembro. Dessa forma, foi necessária a inclusão da apresentação injetável em seringa preenchida. De acordo com o documento, em geral, a formulação injetável em seringa preenchida mostra-se equivalente à apresentação em pó em termos de benefícios e riscos. Vale lembrar que as duas formulações têm o mesmo preço, de acordo com a Lista de Preços de Medicamentos da Câmara de Regulação de Preços de Medicamentos (CMED) da Anvisa, atualizada em julho de 2022. Logo, não há expectativa de mudança nos aspectos econômicos e nos gastos para o SUS.

Fonte:
Agência Brasil
Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Asma

Deixe um comentário

Rolar para cima