Incorporação de Darunavir , Dolutegravir e Raltegravir ao SUS visa ampliar elenco de antirretrovirais disponíveis

Após  publicação de três portarias da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, os antirretrovirais Darunavir 800 mg, o Dolutegravir 5 mg e o Raltegravir 100 mg (granulado) passaram a fazer parte do elenco de medicamentos disponíveis no SUS.

Os medicamentos em outras dosagens e formas já estavam disponíveis no SUS. O Darunavir nas dosagens 150 e 600 mg, o Dolutegravir 50 mg e o Raltegravir 100mg e 400mg nas formas de comprimido e comprimido mastigável. As novas apresentações incorporadas têm como principal objetivo ampliar a disponibilidade de formas e dosagens mais adequadas para pessoas vivendo com HIV, principalmente crianças. 

O Darunavir 800 mg é indicado para pacientes vivendo com HIV, que apresentaram  falha virológica ao esquema de primeira linha e sem mutações virais que indiquem resistência ao fármaco.

O Dolutegravir 5 mg é a melhor opção para tratamento complementar ou substituto de crianças entre dois meses e seis anos de idade. O medicamento se apresenta em forma de comprimidos dispersíveis sendo vantajoso para a administração a esse público.

Por fim, o Raltegravir 100mg, granulado, é utilizado na profilaxia da transmissão vertical em crianças com alto risco de exposição ao HIV. A criança é classificada em alto ou baixo risco de exposição de acordo com critérios já estabelecidos em protocolos e diretrizes terapêuticas.

O prazo dado para oferta dos medicamentos no SUS é de até 180 dias.

FONTE: Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Rolar para cima