A consulta pública tem como objetivo coletar contribuições da sociedade sobre a incorporação no SUS da Derisomaltose férrica para o tratamento de pacientes adultos com anemia por deficiência de ferro. A solicitação de incorporação visa abranger os pacientes que apresentaram falha terapêutica, algum tipo de intolerância ou contraindicação aos sais de ferro administrados por via oral.
As consultas públicas são um mecanismo de engajamento social, de caráter consultivo e estão abertas a qualquer interessado sobre o tema.
Fique atento: as contribuições poderão ser feitas até o dia 27 de março de 2024 através do site https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-06-2024-derisomaltose-ferrica.
•O que é a Anemia por deficiência de ferro?
É uma doença caracterizada pela diminuição da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio, causada pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Sua origem mais comum é a deficiência de ferro, sendo esse mineral um componente essencial da hemoglobina e um constituinte indispensável na formação de novos eritrócitos.
•Qual o tratamento preconizado?
O manejo da anemia por deficiência de ferro envolve o uso de medicamentos com sulfato ferroso via oral como primeira opção de tratamento, isso pelo baixo custo e eficácia. Entretanto, alguns pacientes não conseguem utilizar os sais de ferro, sendo necessário dispor de outras alternativas terapêuticas. Em 2023, foram incorporados ao SUS a ferripolimaltose e a carboximaltose férrica como opção de tratamento para os pacientes intolerantes a sulfato ferroso ou com intolerância ou contraindicação aos sais de ferro orais.
•Participe! A sua contribuição pode fazer a diferença no tratamento da anemia!
Referência
Conitec
Ministério da saúde. Relatório para Sociedade: informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS. Derisomaltose férrica. 08-03-2024.