A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) analisou as contribuições das consultas públicas, nº 46 e nº 47, que discutiram sobre a atualização dos Protocolos de uso do Emicizumabe na hemofilia A moderada e grave e uso de fator VIII da coagulação sanguínea.
A atualização do protocolo de uso do emicizumabe visa apresentar os critérios e recomendações para uso, as posologias recomendadas, os mecanismos de controle clínico e o monitoramento dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do Sistema Único de Saúde.
O novo texto do PCDT também contempla alterações no escopo e nos critérios de inclusão, como a exclusão da necessidade de uso de agentes de bypass e a inclusão de orientações sobre o papel dos centros de tratamento no monitoramento da adesão ao tratamento.
A nova atualização do PCDT sobre o uso do Fator VIII da coagulação na imunotolerância apresenta recomendações para a indução de imunotolerância em indivíduos com hemofilia A e inibidor do fator VIII da coagulação sanguínea, além de condutas em relação a possíveis intercorrências hemorrágicas e profilaxia concomitante.
O que é hemofilia A?
A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue em que há deficiência do fator VIII (oito) da coagulação. É uma doença genética, que pode evoluir com sangramentos internos eexternos.Os sintomas incluem hematomas grandes ou profundos, dor nas articulações e inchaço, sangramento inexplicável e sangue na urina ou nas fezes.