Com a vacinação sendo o principal serviço afetado, as notícias fabricadas sem compromisso com a verdade geram impacto na saúde da população.
Recentemente, o Ministério da Saúde promoveu o seminário sobre “Diálogos de Integridade: Combate à desinformação na Saúde”. O objetivo foi debater o impacto das informações disseminadas sem compromisso com a verdade na saúde da população.
Como a vacinação vem sendo a estratégia mais afetada, o Ministério da Saúde entrará com uma ação de comunicação descentralizada e adequada, que leve a mensagem de que vacinas são seguras e salvam vidas. É importante ressaltar que a vacinação é uma das formas mais eficazes de combater doenças que podem ser prevenidas.
A cobertura vacinal vem sofrendo queda desde 2016, por isso, a partir de 2023 o Governo brasileiro passou a criar programas como o Saúde com Ciência, o Microplanejamento e o Movimento Nacional pela Vacinação, além de melhorar os sistemas de informação para o registro de doses aplicadas e a forma de se comunicar com a população.
Essas estratégias tiveram resultados práticos quando o Brasil conseguiu sair da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à medicamentos no Brasil.