Vacinação para influenza tem faixa etária ampliada

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) foi estendida para incluir todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Essa medida, anunciada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de reduzir os casos graves e as hospitalizações causadas pela doença, especialmente durante as estações de outono e inverno, em que é quando os casos tendem a aumentar. A campanha foi ampliada por conta de uma baixa demanda do público-alvo pela vacina, com apenas 22% da população vacinada no período.

Os estados e municípios devem definir quais faixas etárias deverão ser vacinadas, levando em conta a quantidade de doses disponíveis em estoque. Ainda há a importância de se manter uma ordem de prioridade para grupos específicos, como gestantes, mulheres no puerpério, idosos, crianças menores de 5 anos e pessoas com comorbidades.

A Influenza é uma doença viral aguda do aparelho respiratório causada pelos vírus Influenza A, B e C se destacando os subtipos A/H1N1 E A/H3N2. Seus principais sintomas são: febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Normalmente é uma infecção benigna e autolimitada, porém pode apresentar complicações, levando a internação hospitalar e, em casos extremos, a óbito.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre educação e pesquisa em saúde.

Referência

https://site.cff.org.br/noticia/Noticias-gerais/08/05/2024/influenza-qualquer-pessoa-acima-de-6-meses-pode-tomar-vacina-contra-gripe

Deixe um comentário

Rolar para cima