Publicação de diretrizes clínicas do Ministério da Saúde segue novo critério de priorização


No início de abril, a Coordenação-Geral de Gestão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (CGPCDT) apresentou, durante a 128º Reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o informe sobre o processo de priorização de diretrizes clínicas a serem atualizadas em 2024.

Desde o final de 2022, o processo de atualização dos documentos se baseia na existência de novos estudos e evidências científicas das tecnologias e procedimentos, identificados a partir de revisões periódicas da literatura. Segue também orientações das áreas técnicas e a incorporação de novas tecnologias no SUS. Essa iniciativa objetiva dar mais transparência a essa etapa do processo de desenvolvimento de diretrizes clínicas.

Alguns critérios são seguidos para a seleção para priorização: tempo de publicação do PCDT; os resultados do Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT), que identifica o registro de novos medicamentos e/ou apresentações para o tratamento da condição clínica prevista; e a avaliação encaminhada via formulário pelos atores-chave na implementação do PCDT. 

Para saber mais sobre o processo de atualização das diretrizes, acesse: https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/atualizacao-anual-de-diretrizes-clinicas-pelo-ministerio-da-saude-segue-criterios-de-priorizacao-e-considera-encaminhamento-de-areas-tecnicas

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso, educação e prevenção em saúde.

Referência

Conitec

Deixe um comentário

Rolar para cima