A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou recentemente a lista dos medicamentos essenciais. Novos fármacos foram adicionados à lista de tratamentos para diferentes condições de saúde. Dos mais de 100 medicamentos e formulações candidatos apresentados, o Comitê de Especialistas em Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais da OMS aprovou 85% das solicitações.
De acordo com a OMS, medicamentos essenciais são aqueles que atendem às necessidades de cuidados básicos de saúde da população, sendo selecionados com base em critérios de eficácia, segurança, facilidade de uso, qualidade e custo acessível.
Foram incluídos medicamentos destinados ao tratamento da esclerose múltipla, de doenças cardiovasculares, doenças infecciosas e para o câncer.
A lista de medicamentos para uso em pacientes pediátricos também foi ampliada, com inclusão de mais de 70 medicamentos e formulações com dosagens ajustadas para o uso em crianças.
A lista de medicamentos essenciais da OMS é uma base para a construção e atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename no Brasil.