Ministério da Saúde publicou sínteses de evidências qualitativas sobre tratamento da mucopolissacaridose I e II no SUS

Recentemente, o Ministério da Saúde disponibilizou os documentos “Percepções sobre tratamento de mucopolissacaridose do tipo I (MPS I)” e “Percepções sobre tratamento de mucopolissacaridose do tipo II (MPS II)”, que já podem ser acessados no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Os documentos foram produzidos pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Coordenação de Incorporação de Tecnologias do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (CITEC/DGITS), e irão auxiliar na construção do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a doença.

As mucopolissacaridoses são doenças genéticas, raras, que afetam a produção de enzimas, proteínas envolvidas em diversos processos fisiológicos do organismo. São 6 tipos de doenças, mas com sintomas inespecíficos, o que dificulta o seu diagnóstico. 

As sínteses de evidências qualitativas são documentos que abordam informações como experiências, atitudes, preferências, dentre outros aspectos qualitativos que envolvem os pacientes, seus familiares, cuidadores e profissionais de saúde sobre determinada condição de saúde. 

Acesse os documentos na íntegra clicando no link https://www.gov.br/conitec/pt-br/centrais-de-conteudo/biblioteca-virtual/sintese-de-evidencia-qualitativa

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso e educação em saúde.

Fonte:

BVS;

SOUSA, Maria Sharmila Alina de et al. Sínteses de Evidências Qualitativas: guia introdutório. 2019.

Deixe um comentário

Rolar para cima