Hoje, 10 de julho, às 13h, na sala de leitura da Biblioteca Central de Manguinhos, na Fiocruz, será lançado o Observatório do SUS.
Criado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), o observatório terá como objetivo a mobilização, análises, proposições e reflexões em prol da defesa do direito à saúde e à vida. Como primeira conferência, o tema escolhido foi “O SUS: sob ameaça ou diante de uma janela de oportunidade?”
O Observatório do SUS será um espaço para discutir a conjuntura política da saúde, agendas e políticas de saúde, além de destacar experiências bem-sucedidas que fortalecem o sistema de saúde brasileiro. Reunindo representantes da sociedade civil, instituições acadêmicas e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), o objetivo é encontrar estratégias para lidar com os desafios crônicos do sistema de saúde pública, com base em estudos na área de Saúde Coletiva e exemplos nacionais e internacionais de sucesso. As atividades começarão a partir de julho e incluem seminários, oficinas, publicações, entre outras ações.
O lançamento será transmitido ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube.