A pesquisa chamada “Assistência Farmacêutica no SUS”, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), tem o objetivo de fazer um diagnóstico sobre o financiamento da assistência farmacêutica no SUS e sobre os impactos das demandas judiciais para as despesas em medicamentos no período de 2019 a 2023.
Serão convidados a participar coordenadores de assistência farmacêutica ou o indicado pelo gestor de saúde de todos os 26 estados, o Distrito Federal e os 5.568 municípios.
A pesquisa será conduzida por meio de um questionário eletrônico com questões sobre o gasto total em medicamentos; gasto em medicamentos administrados nas unidades de saúde e em medicamentos dispensados para uso do paciente em domicílio; gasto em medicamentos por demanda judicial; e demandas judiciais de medicamentos.
De acordo com o Conass, o gasto do SUS com medicamentos em 2016, considerando o orçamento das três esferas de governo, foi de R$18,6 bilhões. Torna-se importante a coleta de dados que forneçam números fidedignos sobre o dispêndio em medicamentos do SUS, para uma análise do atual modelo de financiamento.
Os dados dessa pesquisa trarão contribuições para o aprimoramento de políticas públicas, buscando melhorar a eficiência desses gastos e o acesso aos medicamentos.
Mais informações disponíveis no site: https://www.ipea.gov.br/pesquisa/index.php/626687
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso, educação e prevenção em saúde.
FONTE: Conass