Projeto da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer segue para o Senado

O projeto que cria a Política nacional de prevenção e controle do câncer foi aprovado na Câmara pela Comissão de Assuntos Sociais e agora foi encaminhado para o Plenário do Senado. A política tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, reduzir a mortalidade e assegurar acesso ao cuidado integral, assim como diminuir as incidências de câncer no país.

A política propõe que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça ao paciente com câncer atendimento multidisciplinar, com assistência do psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, terapeuta ocupacional e profissional de serviço social. Dos serviços oferecidos pela política, o SUS deverá reabilitar pacientes que convivem com sequelas do câncer ou tratamento da doença, além de oferecer cuidados paliativos, atendendo ao tratamento clínico com os aspectos holísticos. O apoio do SUS também deve ser estendido às famílias dos pacientes oncológicos.

O documento traz avanços como a determinação da prioridade de análise para incorporação ao SUS de novos tratamentos e medicamentos oncológicos, que devem ser disponibilizados em até 180 dias após a incorporação.

O INAFF promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde e a medicamentos no SUS.

FONTE:

Senado Notícias

Deixe um comentário

Rolar para cima