Uso indevido de benzodiazepínicos: um problema emergente na saúde pública

Na semana da segurança do paciente, o uso racional de benzodiazepínicos é um tema bastante relevante, em função do uso muitas vezes indiscriminado destes medicamentos benzodiazepínicos, que possuem indicações específicas e devem ser utilizados com racionalidade.

Os benzodiazepínicos (BZD) constituem uma classe de psicofármacos controlados que atuam como ansiolíticos e hipnóticos, utilizados principalmente para tratamento da ansiedade e insônia. Interagem com receptores  GABA, que possuem capacidade de deprimir o Sistema Nervoso Central. Têm grande potencial de causar dependência física, podendo, inclusive, gerar sintomas de abstinência. O uso frequente de medicamentos BZD pode trazer riscos à saúde como fraqueza musculoesquelética, agitação, agressividade, depressão respiratória e do sistema nervoso central, principalmente em casos de doses elevadas.

Em pacientes hospitalizados, o uso de benzodiazepínicos também é comum. A equipe multiprofissional deve se atentar a estratégias que previnam a ocorrência de erros de medicação e de eventos adversos resultantes do uso indevido desses medicamentos.

Os medicamentos BZD representam uma importante alternativa terapêutica no manejo da ansiedade, podendo contribuir para alcançar desfechos positivos no tratamento dos pacientes. Para tanto o seu uso deve ser feito com a indicação adequada, na dose correta e pelo tempo de administração correto, conforme orientações dos profissionais que acompanham o paciente.

Fontes: ISMP
Fiocruz

Deixe um comentário

Rolar para cima