ANVISA recebe pedido de registro para nova vacina contra o vírus sincicial respiratório

Uma nova vacina contra o vírus sincicial respitório (VSR), principal causador de infecções no sistema respiratório como a Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG) e bronqueolite em crianças, teve solicitação de registro protocolada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Para efetivação do registro de vacinas, a Anvisa analisa a relação de benefício e risco do produto no contexto epidemiológico em questão. As áreas responsáveis pela avaliação são: Produtos Biológicos, Farmacovigilância e Inspeção e Fiscalização. Após a análise inicial, a ANVISA pode sugerir informações complementares. Caso todos os trâmites estejam em ordem, o produto é aprovado para comercialização, distribuição e uso.

A vacina tem sugestão de indicação de uso em gestantes, além de também ser indicada para idosos.

O VSR costuma acometer crianças abaixo dos 4 anos de idade causando infecções respiratórias e até o momento não há nenhum medicamento preventivo para essas doenças. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que entre janeiro e abril de 2022 foram notificados 3,6 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pelo vírus sincicial. A vigilância de SRAG foi implantada na rede de vigilância de influenza e outros vírus respiratórios, que anteriormente apenas atuava com a vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG).

Fonte
ANVISA
DATASUS

Deixe um comentário

Rolar para cima