Cosaúde avalia entrada de novas tecnologias no Rol da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), realizou no último dia 21/03 a 14ª?reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar?(Cosaúde), que avaliou a incorporação de três novas tecnologias à lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde. 

Entre as tecnologias avaliadas está o medicamento Mesilato de Lenvatinibe voltado para tratamento de carcinoma diferenciado da tireoide avançado localmente avançado ou metastático, com evidência radiológica confirmada, da progressão da doença, nos últimos 13 meses, e que seja refratária ao iodo-131 (RIT). Os pacientes incluídos para uso devem ter 18 ou mais anos. Um dos pontos mais importantes da discussão foi que atualmente o Rol da ANS não contempla terapias específicas para pacientes com câncer de tireoide avançado ou metastático e refratário à iodoterapia.

Na reunião foram discutidos 2 ensaios clínicos que avaliam a eficácia do medicamento em comparação com placebo, que apresentou melhor taxa de resposta, controle da doença, benefício clínico e segurança. As limitações dos estudos também foram citadas, como incertezas em relação à sobrevida global e frequência de interrupção de tratamento.

Também foram discutidos os aspectos econômicos relacionados à incorporação do medicamento, sendo pontuado que a entrada no mercado poderá ser superior à apresentada, aumentando significativamente o impacto orçamentário.

A próxima etapa será a realização de participação social ampliada, por meio de Consulta Pública, em data a ser divulgada, para possibilitar ampla participação da sociedade no processo de atualização do rol.

Para ter maiores detalhes acesse: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/cosaude-avalia-entrada-de-novas-tecnologias-no-rol-da-ans

Fontes: ANS | Agencia Médica Brasileira

Deixe um comentário

Rolar para cima