No dia 01/04, a ministra da saúde, Nísia Trindade, anunciou que, a partir de agora, a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) será feita em dose única no Brasil. Anteriormente, o país utilizava o esquema com duas doses para garantir a imunização da população. A decisão foi tomada baseada em estudos científicos e recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A imunização é indicada para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (tanto homens como mulheres) que não tenham sido previamente imunizadas, pessoas vivendo com HIV, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes oncológico de 9 a 45 anos.
· O que é o papilomavírus humano (HPV)?
É um vírus capaz de infectar a pele ou mucosas, que pode levar ao surgimento do câncer de colo de útero.
A pasta pede que estados e municípios façam uma busca ativa para identificar pessoas do público elegível que não tenham recebido nenhuma dose da vacina. As pessoas que receberam uma dose já estão plenamente vacinadas e não precisarão receber a segunda dose.
A imunização contra o HPV é considerada vacinação de rotina. As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde do país de forma permanente.
Para mais informações acesse https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-04/brasil-passa-adotar-esquema-de-dose-unica-contra-o-hpv
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso a medicamentos e educação em saúde.
Fonte
Agência Brasil