SUS Digital amplia acesso da população às informações de saúde

O aplicativo Meu SUS Digital agora conta com um maior escopo de funcionalidades para garantir o fácil acesso da população brasileira a informações de saúde e serviços pelo celular. A partir deste momento, existe a possibilidade do registro de atendimentos clínicos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, onde o paciente poderá avaliar a qualidade da assistência e as condições do estabelecimento de acompanhamento.

Além disso, agora é possível que o usuário registre sua autodeclaração de raça, etnia, nome social e endereço, o que facilita o monitoramento de indicadores e o planejamento de políticas públicas de saúde que promovem a equidade da população. Também é possível acessar a carteira nacional de vacinação, a autorização para retirada gratuita de absorvente, o histórico de dispensação de medicamentos do programa Farmácia Popular, que, futuramente, será expandido para o acesso às receitas e medicamentos fornecidos pelo SUS, além do acompanhamento da fila de transplantes e emissão da carteirinha de doador de sangue. 

Os profissionais de saúde terão acesso ao histórico de saúde do paciente durante a consulta, permitindo a continuidade do cuidado a partir da conexão ao prontuário eletrônico unificado. Agora, o prontuário do paciente poderá ser encontrado em toda a rede de saúde, gerando qualidade e continuidade no cuidado do indivíduo.

A telessaúde é uma das ações estruturantes do SUS Digital, que permite ampliar o acesso a diagnósticos e consultas especializadas. 

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.

Deixe um comentário

Rolar para cima