Saúde, combate à dengue e os impactos das mudanças climáticas são os principais assuntos debatidos na 8ª Reunião da CIT

A reunião foi realizada na última semana de agosto, em Brasília. 

A 8ª Reunião da CIT foi realizada em Brasília, na última semana. Os temas em  destaque foram o orçamento da saúde diante da Reforma Tributária, as ações de combate à dengue e as mudanças climáticas. 

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, gestores federais, estaduais e municipais estiveram presentes. A discussão  girou em torno de como proteger o orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS), no contexto da reforma tributária. Além disso, um dos pontos discutidos é como tornar o orçamento da saúde mais didático e acessível para a população.

A reunião foi conduzida pelo Secretário de Atenção Especializada, Adriano Massuda, que trouxe para a pauta os seguintes pontos:

  • O e-SUS Regulação: um sistema para otimizar o processo de regulação de pacientes;
  • O Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  • Análise do panorama da dengue para construir o Programa de Controle das Arboviroses pela Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

Durante a reunião, foi ressaltada a necessidade de antecipar as ações ligadas ao combate à dengue antes que ocorram os surtos sazonais nas diferentes regiões do país. 

Os gestores aproveitaram o momento para negociar a proposta de ampliação do uso de mepolizumabe para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos com asma eosinofílica refratária. O medicamento pode contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.

Deixe um comentário

Rolar para cima