A deficiência de vitamina A é considerada uma das principais carências nutricionais nos países em desenvolvimento, sendo a principal causa evitável de cegueira. Para prevenir e combater esse problema, o Ministério da Saúde (MS) implementou o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA), que tem como objetivo beneficiar, neste ano, 5.742.861 bebês e crianças em 3.644 municípios nos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal e dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
O propósito do programa é reduzir e controlar a hipovitaminose A, bem como a mortalidade e a morbidade em crianças de 6 a 59 meses, por meio da administração profilática de megadoses de vitamina A. Além da distribuição realizada pelo MS, o sucesso do PNSVA também depende da forma como as gestões estaduais e municipais implementam o programa.
A implementação do PNSVA ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo sugerido que a administração da megadose de vitamina A seja realizada durante as consultas de puericultura ou durante a atualização do calendário vacinal da criança, possibilitando a verificação da situação da vitamina. De forma geral, o objetivo é otimizar a operacionalização de acordo com a realidade local.
Para obter mais informações, recomenda-se acessar o Caderno dos Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes, disponível no site do Ministério da Saúde.
Fonte: Ministério da Saúde