No dia 26 de abril, a biofarmacêutica Biomm inaugurou uma nova planta em Nova Lima, Minas Gerais, que será responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro de insulina para tratamento de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 1.
A hipertensão arterial é uma doença crônica que altera o funcionamento do sistema cardiovascular. Ela ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg, causando sobrecarga no funcionamento do coração. É um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral,infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Em 90% dos casos, a hipertensão tem origem genética, entretanto existem alguns fatores que podem desencadear e/ou agravar o estado hipertensivo, como hábitos de vida (fumo, consumo de álcool), obesidade, estresse, alto consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física regular.
O Ministério da Saúde publicou em 2021 a Linha de Cuidado do adulto com Hipertensão Arterial Sistêmica. Conforme este documento norteador, o diagnóstico da HAS é feito na Atenção Primária, com acompanhamento do paciente para controle e tratamento medicamentoso e não medicamentoso da condição, visando a prevenção de complicações.
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento da HAS. Para saber mais acesse: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/hipertensao-arterial-sistemica-(HAS)-no-adulto/relacao-medicamentos
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso, educação e prevenção em saúde.
Referência
Panorama farmacêutico
Ministério da Saúde
RENAME 2022