Ministério da Saúde lança ciclo integral do cuidado ampliando a assistência na atenção primária e o acesso a especialistas

No dia 8 de abril o Ministério da Saúde lançou o Ciclo Integral de Cuidado, ampliando a assistência na Atenção Primária (porta de entrada do SUS) e o acesso à especialistas. O objetivo é modificar o foco em procedimentos, consultas e exames feitos em lugares diferentes, com uma grande falta de integração entre especialistas e não priorização do cuidado, e concentrar a atenção no paciente e em suas necessidades.

As Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) tem o foco em cuidar do paciente de forma integral, desde o exame para conclusão do diagnóstico até realizar a busca ativa dos indivíduos para garantir o tratamento com celeridade. O resultado desse projeto será a concentração total no cidadão de forma completa e não apenas para conclusão de exame ou diagnóstico isolado.

Para possibilitar maior acesso da população aos especialistas, o SUS passará a ofertar outras possibilidades de encaminhamento dos pacientes, reduzindo a grande fila e o tempo de espera ou, quando possível, garantindo atendimento na Atenção Primária por telessaúde.O novo programa vai permitir um diagnóstico mais ágil e o tratamento adequado.

Para mais informações sobre Telessaúde, app meu SUS digital, reestruturação da Saúde da Família e os projetos do Governo Federal para o SUS em 2023 e 2024 acesse https://www.conass.org.br/novo-modo-de-cuidar-sus-vai-ampliar-acesso-da-populacao-a-profissionais-especialistas/

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso, educação e prevenção em saúde.

Fonte

Conass

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Rolar para cima