Medicamento para Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ganha sua primeira versão genérica

Medicamento para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dimesilato de lisdexanfetamina, terá sua primeira versão genérica disponível no Brasil. A produção começou em junho de 2024 pela Pharlab, farmacêutica mineira que integra a divisão de genéricos do grupo Servier.

A patente do medicamento, comercializado no Brasil com a marca Venvanse®, expirou no dia 2 de junho de 2024.  A aprovação do medicamento pela Anvisa ocorreu em 2010.

O que é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade?

É um transtorno neurobiológico de origem genética, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Normalmente o  distúrbio aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda sua vida. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de dois milhões de pessoas no Brasil possuem TDAH. 

O genérico da lisdexanfetamina poderá contribuir para ampliar a adesão e o acesso ao tratamento para esse grupo de pacientes, tendo em vista que o produto será mais econômico que o de referência. O medicamento genérico será comercializado em caixas com 30 cápsulas com três concentrações: 30mg, 50mg e 70mg.

O processo de aprovação do genérico do dimesilato de lisdexanfetamina começou em 2018. O pedido de registro junto à Anvisa foi submetido em 2020.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.

Fonte:

Conselho Federal de Farmácia

Deixe um comentário

Rolar para cima