Ministério da Saúde irá disponibilizar o medicamento Dovato® para pacientes com HIV. O medicamento combina dois antirretrovirais já disponibilizados no SUS: dolutegravir e lamivudina. A apresentação combinada permite que o paciente passe a utilizar apenas um comprimido, favorecendo a adesão e minimizando a ocorrência de eventuais erros de medicação.
De acordo com a bula, é indicado como um regime completo para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 40 kg.
O Brasil possui uma trajetória de sucesso na distribuição gratuita de antirretrovirais desde 1996 e, desde 2013, o SUS garante o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente da carga viral.
A aprovação do Dovato® pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ocorreu em novembro de 2021 e atualmente o medicamento está em fase final de licitaçã. Sua distribuição pelo Ministério da Saúde aos estados está prevista para iniciar até dezembro deste ano.
Fonte Ministério da Saúde
Bulário Dovato