Indústria brasileira lança primeiro paracetamol injetável no mercado nacional

A indústria farmacêutica nacional, Halex lstar, acaba de lançar no mercado brasileiro o primeiro paracetamol injetável em bolsas prontas para uso. O medicamento recebeu o nome de “Halexminophen®” e contribuirá para o manejo de pacientes com quadro de dor aguda, como dores lombares, cólica renal, crises de enxaqueca, febre ou que estão em recuperação pós-operatória, admitidos em clínicas ou hospitais.

A nova apresentação do paracetamol ainda poderá beneficiar pessoas alérgicas a outros analgésicos, como dipirona e anti-inflamatórios. O paracetamol já é utilizado nas apresentações de xarope, gotas, comprimidos e supositórios.

O medicamento “Halexminophen®” foi registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um medicamento novo (Nova Forma Farmacêutica) no país, sendo considerado inovador pela sua forma farmacêutica e incluído na lista de medicamentos de referência eleito pela Anvisa. Esse é o único paracetamol injetável com fabricação nacional, que, a princípio, será administrado apenas em ambiente hospitalar. 

O que é o paracetamol?

Também conhecido como acetaminofeno, o paracetamol é um fármaco com propriedades analgésicas e antipiréticas (antitérmicas) utilizado essencialmente para tratar febre e dor leve e moderada. O medicamento também é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na forma de comprimidos, xaropes ou solução em gotas. Deve ser usado com indicação e orientação médica, tanto para dose quanto para  tempo de tratamento, de forma a evitar o uso excessivo e efeitos adversos graves como a hepatite medicamentosa ou falência hepática.

O INAFF apoia e promove a disseminação de educação, prevenção e acesso à saúde.

Fonte: CFF e ICTQ

Deixe um comentário

Rolar para cima