Incorporação de dois medicamento para o tratamento de anemia no SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou a incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) de dois medicamentos para tratamento da anemia. A ferripolimaltose e a carboximaltose férrica devem estar disponíveis no sistema público em até 180 dias.

A ferripolimaltose é indicada para o tratamento de pacientes com síndromes ferropênicas latentes e moderadas, anemias ferroprivas devido à subnutrição e/ou carências alimentares qualitativas e quantitativas, anemias das síndromes disabsortivas intestinais, anemia ferropriva da gravidez e lactação e anemia por hemorragias agudas ou crônicas onde seja conveniente suplementação dos fatores hematológicos, conforme descrito em Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde. A carboximaltose férrica é indicada para o tratamento de pacientes com deficiência de ferro quando as apresentações orais de ferro não são eficazes ou não podem ser utilizadas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia é definida como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais. Crianças, gestantes, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens -adolescentes e adultos- e os idosos também possam ser afetados por ela.

Atualmente, o tratamento da anemia por deficiência de ferro é realizado por meio de suplementação de ferro que podem ser tomados por via oral ou administrados como injeções intravenosas. Comprimidos orais de ferro são usados na maioria das pessoas com anemia ferropriva. O ferro intravenoso pode ser usado em pessoas cujo trato gastrointestinal é incapaz de absorver adequadamente o ferro ou naqueles que não conseguem tolerar o ferro oral. Uma transfusão de sangue pode ser administrada se os níveis de Hb ou hematócrito estiverem muito baixos.

Fonte: Ferropolimaltose – Bula do medicamento | Carboximaltose – Bula do medicamento | CONITEC | Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Rolar para cima