Formulário para participação na Pesquisa Nacional da Cultura de Segurança do Paciente está disponível

Os estabelecimentos hospitalares do país já podem participar da Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A avaliação é realizada por meio de um formulário eletrônico, o E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar, já disponível no site da ANVISA para avaliação válida, rápida e confiável da cultura de segurança do paciente (CSP). Os estabelecimentos poderão enviar o formulário até 31 de dezembro de 2023.

A CSP pode ser definida como o produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento de grupos e de indivíduos que determinam o compromisso, o estilo e a proficiência no manejo da segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

A CSP é considerada um importante componente estrutural dos serviços de saúde. Ela favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos, ou seja, dos danos aos pacientes causados por falhas durante a assistência, promover o trabalho em equipe, manter a aprendizagem contínua diante de erros e riscos são comportamentos e atitudes desejáveis, alinhados à política de segurança do paciente instituída nacionalmente.

É a partir dessa avaliação que são analisados critérios importantes para implementar um plano de ação diante dos dados encontrados e iniciar o processo de melhoria em seu serviço de saúde.

O sistema permite?a profissionais de saúde de ambientes hospitalares o preenchimento e o envio automático de questionários, gerando?indicadores referentes às 12 dimensões da CSP. O relatório de cada hospital é produzido em tempo real, conforme os profissionais respondem ao questionário, por?e-mail ou com o uso de tablets e smartphones. Isso facilita o retorno aos interessados?e?contribui para a promoção imediata de intervenções de melhoria?nos serviços.??Todas as informações enviadas no questionário são sigilosas.

É fundamental que os gestores dos hospitais apoiem a realização e aderem a essa avaliação e também participem como respondentes com o objetivo obter mais informações sobre a realidade do sistema de saúde brasileiro.
O e-questionário pode ser acessado através do link https://csp.qualisaude.telessaude.ufrn.br/

O INAFF contribui para a propagação de conteúdo científico e acessibilidade de informações.

Fonte: ANVISA

Deixe um comentário

Rolar para cima