Com a ampliação para 95% dos medicamentos e insumos distribuídos de forma gratuita, 1,2 milhão de brasileiros já foram beneficiados pelp programa Farmácia Popular beneficiou.
O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) está presente em 85% das cidades brasileiras e já beneficiou 1,2 milhão de brasileiros nas duas primeiras semanas de ampliação. A iniciativa conta com 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes, sendo 39 deles gratuitos.
Com o programa, o Governo Federal visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, assim, o cidadão podeobter determinados medicamentos nas farmácias credenciadas à Farmácia Popular. Atualmente, 85% das cidades brasileiras são contempladas, o que equivale a 4,7 mil municípios, com mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o país, com capacidade para atender 96% da população brasileira.
Com a inclusão de medicamentos para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Além disso, ainda este ano, será implementada a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social e estudantes da rede pública de ensino.
A extensão dos benefícios fez com que a iniciativa alcançasse o melhor resultado dos últimos 4 anos, com o acesso de 22 milhões de brasileiros em 2023, que puderam se tratar com custos menores ou inexistentes. Esse número representou um aumento de 8,8% em relação a 2022, com uma recuperação de 2,2 milhões de pessoas que tinham deixado de ser atendidas.
A meta do Ministério da Saúde com o programa é cobrir 93% do território nacional, credenciando mais farmácias e aumentando o número de municípios cobertos pelo Farmácia Popular.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à medicamentos no Brasil.