Farmacêuticos poderão prescrever vacina após decisão do CFF

Conselho Federal de Farmácia- CFF autoriza profissionais após a 547º Reunião Plenária. 

Na última semana, foi aprovado pelo Conselho Federal de Farmácia a regulamentação da prescrição de vacinas pelo farmacêutico. A resolução ratifica que o profissional só poderá receitar os imunizantes mediante um curso de pós-graduação ou formação complementar no Conselho de Farmácia de cada região do país.

Poderão ser prescritas as vacinas aprovados pela Anvisa, que fazem parte do calendário governamental ou da Sociedade Brasileira de Imunizações – SBim

O próprio CFF disponibiliza um curso gratuito aos profissionais da área, o curso é intitulado ‘Serviços de vacinação por farmacêuticos’,que possui duas versões: a primeira pode ser feita por estudantes de Farmácia e por profissionais e terá 60 horas de aulas teóricas que devem ser realizadas pela plataforma edufarma.cff.org.br. Enquanto a segunda opção,  trata-se de um curso destinado aos farmacêuticos inscritos nos respectivos Conselhos Regionais de Farmácia, com duração de 80 horas, sendo 60 na modalidade a distância e 20 presenciais. Mais de três mil profissionais no Brasil já concluíram a formação e estão aptos para executar a função. 

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à medicamentos no Brasil.

Deixe um comentário

Rolar para cima