Está aberta Consulta Pública da Conitec sobre o PCDT de Mieloma Múltiplo


A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu a Consulta Pública (CP)  nº 18/2024, com o objetivo de elaborar o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Mieloma Múltiplo (MM), tendo a finalidade de fornecer recomendações do Ministério da Saúde para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com MM no SUS.

Anteriormente, o documento que norteava as condutas a serem tomadas para os pacientes de Mieloma Múltiplo eram as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDTs). Esse documento, diferentemente do PCDT, não se restringe a tecnologias incorporadas no SUS, mas sim, ao que pode ser oferecido ao paciente, levando em conta o financiamento repassado aos centros de atenção e a autonomia destes na escolha da melhor opção para cada situação clínica.

A elaboração do PCDT do MM ocorre após a incorporação do carfilzomibe para pacientes em tratamento dessa doença com recidiva ou refratariedade. Para mais informações sobre à prévia do PCDT submetida à consulta pública, acesse https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/consultas/relatorios/2024/relatirio-tecnico-pcdt-do-mieloma-multiplo-cp-18-de-2024

O que é o Mieloma Múltiplo?

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. Um grupo de células plasmáticas passa a se multiplicar rapidamente comprometendo a produção de outras células sanguíneas. A doença pode danificar os ossos, o sistema imunológico (sujeitando o paciente a maiores infecções), os rins e a contagem de glóbulos vermelhos (levando a anemia).

A CP estará aberta a contribuição até o dia 20 de maio, por meio do site: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-18-2023-pcdt-mieloma-multiplo

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso a medicamentos e educação em saúde no Brasil.

Referência:

Conitec

Deixe um comentário

Rolar para cima