Está aberta a consulta pública para incorporação do Hidróxido de alumínio em suspensão para a utilização como antiácido e antiulceroso no SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) abriu, na última quarta-feira, 19/04,  a Consulta Pública (CP) N° 10 a respeito da incorporação  para a incorporação do Hidróxido de alumínio em suspensão de 60 mg/mL para o tratamento de gastrite, úlceras gástricas e duodenais e esofagite de refluxo, com recomendação preliminar favorável à incorporação.

O hidróxido de alumínio é um sal inorgânico que age pela neutralização do ácido clorídrico presente nas secreções gástricas e também pela inibição da pepsina, aumentando o pH gástrico e a redução do quantitativo de ácido transferido para o duodeno. O medicamento auxilia na mobilização e ligação de fatores de crescimento à mucosa lesionada, promove a angiogênese na mucosa gástrica, inativa as enzimas gástricas e ácidos biliares e auxilia na supressão de H. pylori.

As contribuições estão abertas até o dia 08 de maio de 2023 e serão recebidas através do endereço: https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/participacao-social/consultas-publicas.

Para informações detalhadas sobre a ação do medicamento em cada patogênese e os resultados das análises realizadas, acesse o Relatório Preliminar de Recomendação do Hidróxido de Alumínio, disponível em https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/consultas/relatorios/2023/20230418_relatorio_hidroxido_de_aluminio_gastrintestinal_cp_10.pdf.

A

Dentre as atualizações estão as mudanças no tratamento, com a nova opção terapêutica e delineamento dos critérios para aplicação da toxina botulínica tipo A (TBA).

O INAFF colabora e incentiva a difusão, disseminação e divulgação científica através de comunicações sistemáticas de informações científicas de relevância para as tomadas de decisões em saúde com foco nas novas tecnologias e nas inovações em saúde.

Fonte: CONITEC

Deixe um comentário

Rolar para cima