Comprimido que combina os medicamentos antirretrovirais Dolutegravir 50mg e Lamivudina 300mg passou a ser distribuída no mês de outubro como alternativa com maior comodidade posológica para os pacientes vivendo com HIV . A apresentação combinada permite que o paciente utilize apenas um comprimido, favorecendo a melhor adesão e diminuição de erros no tratamento devido a maior praticidade e facilidade no uso.
O medicamento é indicado como um esquema completo para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 40 kg.
A combinação do Dolutegravir com Lamivudina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2021 e a distribuição pelo Ministério da Saúde estava prevista apenas para dezembro de 2023, mas o medicamento já vem sendo distribuído.
A previsão de fornecimento solicitado ao Farmanguinhos/Fiocruz pelo Ministério da Saúde (MS) para o ano de 2023 é de 10,8 milhões e para 2024, é de 30 milhões de unidades farmacêuticas.
O INAFF incentiva a disseminação de informações sobre acesso a medicamentos no SUS.
Fonte
Ministério da Saúde
Bulário Dovato