Anvisa aprova injeção para tratar obesidade

No dia 02 de janeiro, segunda-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira injeção semanal para tratamento contra a obesidade e sobrepeso (em caso de comorbidades). A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

O medicamento tem como princípio ativo a semaglutida, análogo de GLP-1, hormônio endógeno secretado no intestino delgado pelas células L, que atua sobre a insulina e o glucagon. Assim, o medicamento promove o aumento da liberação de insulina, a redução de secreção do glucagon e o retardo do esvaziamento gástrico. Dessa forma, há a redução de picos glicêmicos pós-prandiais, ingestão reduzida de calorias, e, consequentemente, perda de peso corporal, auxiliando no controle da fome e promove uma redução expressiva no peso corporal.

A primeira aprovação da semaglutida pela Anvisa foi em 2018 destinada ao controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2, por meio do medicamento Ozempic. Ainda de acordo com a Agência, a semaglutida já foi aprovada para comercialização nos Estados Unidos, União Europeia, Japão, Canadá, Brasil e em outros países sob os nomes comerciais Ozempic (via subcutânea) e Rybelsus (via oral).

O aval da Anvisa foi baseado em resultados do programa de ensaios clínicos Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity (O efeito do tratamento com semaglutida em pessoas com obesidade, em tradução literal), que acompanhou aproximadamente 4.500 adultos com excesso de peso ou obesidade.

É importante ressaltar que profissionais de saúde e as sociedades médicas recomendam o uso do medicamento interligado a uma reeducação alimentar, a prática de atividades físicas, controle emocional e consulta regular com médico especialista.

FONTES:
CNN Brasil
MORAES, ALSM de .; VILELA, BS.; SOUZA, BC.; FALLEIROS, I. de FI.; PEREIRA, IL.; RIBEIRO, JSO. Efeitos adversos da semaglutida em comparação com a liraglutida: uma revisão integrativa da literatura. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 11, n. 10, pág. e579111033181, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i10.33181. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33181. Acesso em: 13 jan. 2023.

Deixe um comentário

Rolar para cima