Farmacêuticos do SUS estão autorizados a prescrever tratamento preventivo da tuberculose

A decisão tem o objetivo de eliminar a  tuberculose como problema de saúde pública, e irá beneficiar, principalmente, a população mais vulnerável.

Durante a 547ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal de Farmácia (CFF),  foi anunciado que os farmacêuticos agora estão autorizados a prescrever antimicrobianos para tratamento preventivo da Tuberculose no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O parecer do Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi dado em resposta à consulta feita pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS).

Por meio do Ofício 1158/2024, os farmacêuticos garantiram a inserção no rol de prescritores. Essa decisão é de extrema importância para facilitar e ampliar o acesso da população mais vulnerável ao tratamento preventivo. O tratamento preventivo impede o desenvolvimento da tuberculose ativa.

No lançamento estavam presentes o presidente da CFF, Walter Jorge João, e a coordenadora do Grupo de Trabalho do Cuidado Farmacêutico à População LGBTQIAPN+ e Outras Populações Vulnerabilizadas, do CFF, e assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde, do SVSA/MS, Alícia Krüger. 

Vale lembrar que no início deste ano, o Governo Federal lançou o Programa Brasil Saudável, que visa eliminar problemas de saúde pública, como doenças negligenciadas, incluindo a tuberculose. 


O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.

Deixe um comentário

Rolar para cima