Senado irá discutir projeto de lei que propõe campanha permanente contra a automedicação


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal brasileiro, irá debater um projeto de lei (PL 1.108/2021) sobre a promoção de campanhas permanentes a respeito dos riscos da automedicação. De acordo com o projeto, os gestores do SUS deverão promover ações permanentes contra a automedicação, informando para a população os perigos dessa prática, especialmente com relação ao uso indiscriminado de antibióticos e medicamentos controlados.

Em pesquisa feita pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 81% dos entrevistados admitiram se automedicar. A amostra foi constituída predominantemente por mulheres, pessoas economicamente ativas e com maior nível de instrução.

O ato da automedicação pode mascarar sintomas de doenças graves ao aliviar temporariamente os sintomas, adiando a busca por tratamento adequado. O uso incorreto ou indevido de medicamentos pode levar ainda a reações alérgicas, dependência (especialmente no uso de medicamentos sob controle especial) ou promoção de resistência aos antibióticos.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso, educação e prevenção em saúde. 

Referência
Conselho Federal de Farmácia
Senado Federal
ICQT https://ictq.com.br/farmacia-clinica/2864-dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentos-traz-alerta-sobre-automedicacao

Deixe um comentário

Rolar para cima