A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu Consulta Pública para coletar contribuições da sociedade sobre a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Esclerose Múltipla. A solicitação desta avaliação de atualização foi feita pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), devido à incorporação do medicamento Cladribina oral para o tratamento de pacientes com esclerose múltipla remitente-recorrente altamente ativa.
•O que é Retinopatia diabética?
A doença é causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte traseira do olho (retina), sendo a glicemia mal controlada um fator de risco. Uma consequência da retinopatia diabética é o edema macular diabético que atinge a região da mácula, parte do olho responsável por levar a imagem ao cérebro.
As consultas públicas são um mecanismo de engajamento social, de caráter consultivo e estão abertas a qualquer interessado sobre o tema.
As contribuições poderão ser feitas até o dia 10 de abril de 2024 através do site https://www.gov.br/participamaisbrasil/anexos-cp-624745
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso a medicamentos no Brasil.
Referência
Conitec